terça-feira, 13 de agosto de 2013

CRONOLOGIA (Anos 1950)*

 
A mais completa dupla de Mestre-Sala e Porta Bandeira da Mangueira: Delegado e Neide. (01)

1950
FEVEREIRO
- No dia 19, a Agremiação conquistou o primeiro lugar pela União Geral das Escolas de Samba com o enredo "Saúde, Lavoura, Transporte e Educação – Plano Salte";
- O desfile oficial foi o da Federação Brasileira das Escolas de Samba, do qual a Agremiação não participou.

AINDA NESTE ANO
- Cartola deixou o cargo de Diretor de Harmonia, função que exercia desde a fundação;
- Arlindo Maximiano assume a presidência da Agremiação, cargo ocupou até 1952.

1951
FEVEREIRO
- Com o enredo "Apoteose ao Mestre" ("Vultos Reunidos" conforme informações do compositor Cumprido), a Agremiação sagrou-se vice-campeã no desfile realizado no dia 04.
 
1952
FEVEREIRO
- No dia 24, o desfile chegou a ser iniciado, mas um forte temporal forçou seu cancelamento (o juiz abandonou o evento);
- Apesar de ser conhecido como de autoria de Cícero e Pelado, segundo o compositor Cumprido o samba-enredo "Gonçalves Dias" e de autoria de Padeirinho. Seja como for, a chuva inspirou Padeirinho a escrever um samba narrando o episódio:
"Não podemos esquecer aquele Domingo de Carnaval
 Quando a Mangueira entrou no recuso oficial
 Debaixo de um forte temporal
 Nem sequer a chuva restou
 Vejam vocês, a Mangueira não desanimou
 Apesar da chuva que caía
 Mangueira desfila com sabedoria
 Prestando homenagem a Gonçalves Dias" (02)
 
AINDA NESTE ANO
- Este foi o último ano em que a Agremiação realizou seus ensaios na sede, da Travessa Saião Lobato, nº 23, pois o local tornou-se pequeno demais para a realização dos mesmos. Mas este local vai servir como sede administrativa até 1972, quando é transferida para o Palácio do samba. Segundo informações da exposição "Memória em Vede e Rosa" os ensaios ali foram realizados até 1959;
Finalmente foi efetuada a fusão entre a União Geral e a Federação das Escolas de Samba, com a formação de dois grupos. A Agremiação permaneceu na elite dos desfiles (o Grupo I), que iria desfilar na Av. Presidente Vargas;
- Marcelino José Claudino, o Maçu pela segunda vez assume a presidência da Agremiação, cargo ocupou até 1958.
 
1953
FEVEREIRO
- Com o enredo "Unidade Nacional", a Agremiação desfilou na Av. Presidente Vargas, no dia 15;
- Pela primeira vez Rivailda Nascimento de Souza, a Mocinha (após 15 anos atuando como segunda Porta-Bandeira), assumiu o posto de primeira Porta-Bandeira, tendo como parceiro Delegado.
 
AINDA NESTE ANO
- A Agremiação passa a ensaiar no Esporte Clube Cerâmica, na Rua Visconde de Niterói, nº 132. Segundo a exposição "Memória em Vede e Rosa", os ensaios passaram se realizados na  quadra  de  basquetebol da Cia. de Cerâmica Brasileira.
 
1954
FEVEREIRO
- Mais um ano controvertido. Segundo os livros, a Agremiação sagrou-se vice-campeã, enquanto Hélio Turco, Cícero e Pelado garantem a sua vitória, no desfile realizado no dia 15, com o enredo "Rio de Janeiro, de Ontem e de Hoje", uma exaltação à cidade e a seus governantes (desde o fundador Estácio de Sá até o prefeito Pedro Ernesto);
- Este desfile marcou a estreia da dupla de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Delegado e Neide (aos 13, ela passou a ocupar a vaga de Porta-Bandeira, deixada por sua tia Nininha Xoxoba), lendária parceria que se estendeu até 1969.
 
OUTUBRO
- No dia 10 aos 46 anos de idade, faleceu o compositor José Gonçalves, o popular Zé com Fome ou Zé da Zilda.
 
1955
FEVEREIRO
- Com o enredo "As Quatro Estações", a Agremiação conquistou mais um vice-campeonato no desfile realizado no dia 20. Segundo a Revista de Carnaval, o samba- chamava-se "Cântico à Natureza".
 
1956
FEVEREIRO
- No dia 08, uma delegação de 28 pessoas da Agremiação embarcou para Bahia a convite do Galo Vermelho, para realizar apresentações na capital baiana;
- No desfile realizado no dia 12, a Agremiação apresentou o enredo "Exaltação a Getúlio Vargas". Menos de dois anos após o suicídio do ex-presidente, ocorrida em agosto de 1954, a Verde-e-Rosa traçou seu perfil, desde o nascimento até a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Petrobras.
 
JULHO
- No dia 01 foi fundada a Velha-Guarda da Agremiação, com grandes objetivos e realizações, tendo a frente valorosos baluartes como Maçu, Chico Porrão, Manuel da Leiteria, Carlos Cachaça, Nelson Cuíca, Pé Grande, 1.600, Pedro Palheta, Alfaiate e Alfredo Português entre outros.
 
AINDA NESTE ANO
- Levado por Pelado, Hélio Rodrigues Neves, o Hélio Turco passa a integrar a Ala dos Compositores;
O compositor Moacir da Silva, o Moacir ingressou na Agremiação pelas mãos do seu compadre e parceiro Padeirinho. 
 
1957
JANEIRO
- Apesar de ameaças de punição a Agremiação prestou significativa homenagem a clubes de futebol, fazendo apresentações antes dos jogos, no dia 19 (Flamengo x Honved da Hungria) e no dia 23 (Botafogo x Honved da Hungria) e entregando flâmulas aos mesmos.

FEVEREIRO
- No dia 09, participou do desfile organizado pela Associação dos Cronistas Carnavalescos e realizado na Rua do Passeio;
- No dia 16, participou da Batalha de Confete realizada em Vila Isabel.


MARÇO
- No dia 03, a Agremiação apresentou o enredo "Emancipação Nacional: Brasil Rumo ao Progresso", no desfile que voltou a ser realizado na Av. Rio Branco.
 
SETEMBRO
- Com 60 e poucos anos, faleceu Alfredo Lourenço, o Alfredo Português.

DEZEMBRO
- No dia 10, foi eleita a nova diretoria da Galeria da Velha-Guarda, para o biênio 1958/1959, que tinha com presidente Adhemar Gomes da Silva, o Papel.
AINDA NESTE ANO
- Ingressa na Agremiação o compositor Jorge Henrique dos Santos, o Preto Rico.
 
1958
JANEIRO
- Começou o concurso para eleger a Rainha da Galeria da Velha-Guarda, da qual participaram famosas damas da Agremiação, entre elas Nair Pequena e Dona Zica.


FEVEREIRO
- No desfile do dia 16, a Agremiação apresentou o enredo "Canção do Exílio ou Gonçalves Dias";
- O poeta já havia sido homenageado pela Agremiação em 1952. A repetição do tema talvez possa ser creditada ao fato de o desfile daquele ano ter sido cancelado em função de um forte temporal;
- Após o desfile parte da Agremiação seguiu para São Paulo, onde se exibiu no Parque do Ibirapuera.
 
AINDA NESTE ANO
- Anésio dos Santos, o Cumprido assume a presidência da Ala dos Compositores, cargo que ele ocupou até 1970;
- Oswaldo Holando assume a presidência da Agremiação, cargo que ocupou até 1960.
 
1959
FEVEREIRO
- Para o desfile realizado no dia 09, aprecem o registro de três títulos diferentes: "Brasil Através dos Tempos", "Brasil Através dos Sambas" e "Páginas de Glória".
 
MARÇO
- No dia 03, foi fundada a Velha-Guarda da Bateria por Raymundo de Castro; Sinhozinho; Homero José dos Santos, o Se Tinguinha; Waldyr José Claudino; Zé Crioulinho e outros mangueirenses de tradição.
 
AINDA NESTE ANO
- Darci Fernandes Monteiro, o Darcy da Mangueira, passa a integrar a Ala de Compositores;
- Roberto Paulino e Darque Dias Moreira assumem como carnavalesco, função que vão ocupa até 1962. A dupla estrearia em 1960, substituindo o grupo de funcionários da Casa da Moeda que haviam assinado os últimos 11 carnavais da Agremiação.
 
 
* As informações que compõem esta postagem, têm como base as obras que constam na postagem referência bibliográfica.

(01) - Foto extraída da coleção História do Samba, capítulo 05, p.89;
(02) - Samba de Padeirinho sem identificação do título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário