sábado, 24 de agosto de 2013

CAMAROTES DO PALÁCIO DO SAMBA*

Reinauguração da Quadra, site do jornal O Dia 10/08/2013, 22:38:27
 
    O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, no intuito de homenagear alguns de seus ícones, em 1996 na gestão de Elmo José dos Santos, os camarotes existentes no Palácio do Samba, receberam o nome de grandes personalidades mangueirenses.
    Estes espaços foram rebatizado na gestão de Ivo Meirelles, mas em 2013, após a reforma realizada no Palácio do Samba, todos os camarotes receberam placas com suas identificações originais por determinação do presidente Francisco de Carvalho.
     No Palácio do Samba existem vinte camarotes. Destes dois são destinados a sua presidência. Por existir um camarote a mais no lado impar não existe o camarote de número 18.
 
CAMAROTE PRESIDENCIAL  DJALMA DOS SANTOS
     Djalma dos Santos, popularmente conhecido por Djalma Preto foi Presidente nos períodos: de 1972 a 1974, de 1974 a 1976 e 1984 a 1986, em sua gestão foi assinada a escritura do terreno para construção da Quadra de Ensaio e inaugurou "O Palácio do Samba". Foi campeão como Presidente da Agremiação em: 1973 (Lendas do Abaeté), 1984 (Yes, Nós Temos Braguinha), e 1986 (Caymmi Mostra ao Mundo o que a Bahia e Mangueira têm). Também foi campeão como Presidente da Comissão de Carnaval em: 1967 (O Mundo Encantado de Monteiro Lobato) e 1968 (Samba, Festa de um Povo). Djalma Preto Recebeu o título de Presidente de Honra em 1986.
 
CAMAROTE PRESIDENCIAL –  JUVENAL LOPES
     Juvenal Lopes foi Presidente nos biênios: 1964 a 1966, 1966 a 1968 e 1968 a 1970. Foi campeão como Presidente da Agremiação em: 1967 (O Mundo Encantado de Monteiro Lobato) e 1968 (Samba, Festa de um Povo). Em sua gestão foi construída a primeira Quadra de Ensaios da Escola. Juvenal Lopes em 1969 recebeu o título de Presidente de Honra.
 
CAMAROTE 01 –  NININHA XOXOBA
     Sebastiana Teixeira de Almeida, popularmente conhecida por Nininha Xoxoba, teve a sua trajetória na Agremiação começou com componente infantil. Foi passista, Porta-Bandeira e integrou a Ala das Baianas. Nininha Xoxoba foi muito popular, quando chegava à Quadra, era muito solicitada para dar o seu show. Ficou muito famosa, pois fazia movimentos verticais com as nádegas, paralisando uma e movimentando a outra, alternadamente.
 
CAMAROTE 02 –  SEU JÚLIO
     Júlio Dias Moreira, popularmente conhecido por Seu Júlio foi o primeiro ensaiador da Escola. Era o responsável pelos ensaios das pastoras no Largo da Glória quando chovia, eram realizados na sala de sua casa no Buraco Quente, onde por muito tempo eram guardados todos os troféus conquistados pela Escola. Foi o criador da Ala Infantil da Escola em 1933. Seu Júlio foi Diretor Técnico que substituiu o Presidente Saturnino Gonçalves, quando de sua enfermidade.
 
CAMAROTE 03 –  JORGE CANDINHO
     Jorge Pereira da Silveira, popularmente conhecido por Jorge Candinho um dos fundadores da Ala dos Periquitos (a primeira Ala da Estação Primeira). Foi um efetivo colaborador da Escola, financeiramente. Jorge Candinho participou da fundação do "Bloco do Mestre Candinho" (1917), um dos mais fortes Blocos existentes no reduto da Mangueira. Sua sede era localizada onde hoje esta situada a Quadra de Ensaios da Mangueira ("O Palácio do Samba").
 
CAMAROTE 04 –  MINISTRINHO
     Hermes Rodrigues, popularmente conhecido por Ministrinho foi o contato político da Escola e, por ter baixa estatura recebeu o apelido que o identificava. Ministrinho foi o responsável pela visita de Pedro Ernesto (na ocasião prefeito da cidade), à Quadra de Ensaios, quando a comunidade recebeu de presente a Escola Pública Humberto de Campos, no Buraco Quente. Diretor Secretário e um dos criadores do primeiro estatuto social da Escola. Foi responsável pela legalização da Escola de Samba (1936/1937), recebendo a denominação de Grêmio Recreativo.
 
CAMAROTE 05 –  TIA MENINA
     Clotilde de Oliveira, popularmente conhecida por Tia Menina, baiana das mais antigas da Escola. Foi fundadora da Ala das Cozinheiras (a primeira Ala Feminina da Mangueira). Era irmã de Dona Zica e companheira de Carlos Cachaça. Tia Menina era famosa nas Festas Juninas da Mangueira, pois participava sempre dos "Casamentos Caipiras" como noiva, padre, delegado, etc...
 
CAMAROTE 06 – PADEIRINHO
     Oswaldo Vitalino de Oliveira foi apelidado assim por trabalhar, desde criança, na padaria de seu pai. Iniciou sua carreira no samba como ritmista. Componente da Ala dos Compositores foi o criador de gírias tais como: "Mora no Assunto" e "Vocabulário do Morro". Padeirinho foi vencedor do samba-enredo em 1956 (O Grande Presidente) e um dos autores do samba-enredo de 1972 (Rio Carnaval dos Carnavais).
 
CAMAROTE 07 – JORGE PELADO
     Jorge Alves de Oliveira, popularmente conhecido por Jorge Pelado foi um ilustre componente da Ala dos Compositores. Foi Estandarte de Ouro de 1979 como "Personalidade Masculina". Pelado foi um dos grandes vencedores de sambas-enredo da Mangueira, ele foi um dos autores dos sambas de: 1951 (Unidade Nacional), 1952 (Gonçalves Dias), 1953 (Caxias), 1954 (Rio de Janeiro de Ontem e de Hoje), 1959 (Brasil Através dos Tempos), 1960 (Carnaval de Todos os Tempos), 1961 (Recordações do Rio Antigo), 1963 (Exaltação à Bahia), 1964 (Histórias de um Preto Velho) e 1965 (O Rio Através dos Séculos).
 
CAMAROTE 08 – MESTRE BABAÚ
     Waldemiro José da Rocha, popularmente conhecido por Mestre Babaú foi um ilustre componente da Ala dos Compositores, considera um dos bons partideiros. Compôs mais de 300 obras entre sambas de quadra, sambas e marchas. Babaú participou da fundação das Escolas de Samba: Unidos do Cabuçu, Arranco do Engenho de Dentro e Unidos do Outeiro, e também do Bloco Carnavalesco Vila Valqueire.
 
CAMAROTE 09 – CHICO PORRÃO
     Francisco José Ribeiro, popularmente conhecido por Chico Porrão. Sócio número 01 da Estação Primeira de Mangueira. Ensaiador e criador da roda das baianas. Chico Porrão foi considerado patrono, no início da Escola, pois tudo que tinha e podia doava para a Mangueira.
 
AMAROTE 10 – JOÃO COCADA
      João Roberto dos Santos, popularmente conhecido por João Cocada, foi na casa do Sr. Euclides, pai do João Cocada que a Estação Primeira de Mangueira foi fundada. João Cocada foi componente da Ala dos Periquitos (primeira Ala da Mangueira). Um dos fundadores da Escola de Samba Unidos de Vila Kennedy.
 
CAMAROTE 11 – TIA NAIR PEQUENA
     Nair dos Santos, popularmente conhecida por Tia Nair Pequena foi uma ilustre componente da Ala das Baianas. Fundadora da Ala das Cozinheiras (primeira Ala Feminina da Mangueira). Por sua atuação junto com outras "Tias" nos ensaios das pastoras, na quadra do E. C. Cerâmica, deu origem as Diretoras da Escola. No ano de 1969, no terceiro dia de Carnaval, estava sendo realizado o desfile das campeãs. A Mangueira havia iniciado o seu desfile quando repentinamente a Bateria parou e foi anunciado o falecimento de Tia Nair em plena avenida. A Mangueira terminou o seu desfile apenas com a marcação de um surdo.
 
CAMAROTE 12 – TIA RAYMUNDA
     Raymunda de Castro, popularmente conhecida por Tia Raymunda foi a primeira Porta-Bandeira da Escola (1928). Na época em que as baianas eram em "Fila", cada uma fazia sua fantasia e existia a disputa quem estaria mais bonita, Tia Raymunda era uma das que mais se destacava. Uma das fundadoras do Departamento Feminino da Escola.
 
CAMAROTE 13 – JORGE ZAGAIA
     Jorge Isidro da Silva, popularmente conhecida por Jorge Zagaia – Ilustre componente da Ala dos Compositores. Zagaia foi um dos autores dos sambas-enredo de: 1957 (Emancipação Nacional – Rumo ao Progresso), 1958 (Canção do Exílio) e 1962 (Casa Grande e Senzala).
 
CAMAROTE 14 – ALFREDO PORTUGUÊS
     Alfredo Lourenço popularmente conhecido por Alfredo Português, por ter nascido em Lisboa. Pertenceu a Ala dos Compositores. Foi parceiro de Cartola, Aloizio Dias, Malvadeza, Babaú, Geraldo Pereira, Nelson Cavaquinho, Jamelão e Nelson Sargento. Alfredo Português foi um dos autores dos sambas-enredo de: 1949 (Apologia ao Mestre), 1950 (Plano Salte – Saúde, Lavoura, Transporte e Educação) e 1955 (As Quatro Estações do Ano).
 
CAMAROTE 15 – MESTRE CAZUZA
     Adesman Lemos Souza, popularmente conhecida por Mestre Cazuza foi um ilustre componente da Ala dos Periquitos (primeira Ala da Mangueira). Colaborou sempre, financeiramente, com a Escola. No Carnaval sua barraca era o ponto de encontro dos mangueirenses. Foi o criador do "Terreirão do Samba".
 
CAMAROTE 16 – ANTÔNIO ABÓBORA D’ÁGUA
     Antônio Ferreira de Souza, popularmente conhecido por Antônio Abóbora D’água foi um ilustre componente da Escola desde sua fundação. Um dos fundadores da Ala dos Periquitos (primeira Ala da Mangueira). Foi Diretor de Patrimônio e Membro da Velha Guarda. Abóbora D’Água foi importante colaborador para a organização da Bateria.
 
CAMAROTE 17 – ENÉIAS BRITES
     Enéias Brites da Silva, popularmente conhecido por Enéias Brites foi um ilustre componente da Ala dos Compositores. Enéias Brites, autor de vários sambas de terreiro, cuja sua maior obra, em parceria foi com Aluisio Augusto da Silva, "Exaltação à Mangueira", que ficou sendo o Hino Oficial da Escola.
 
CAMAROTE 19 – ALUÍZIO VIOLÃO
     Aluízio Dias, popularmente conhecido por Aluízio Violão foi um ilustre Diretor da Escola, professor de violão, componente da Ala dos Compositores e do Regional da Mangueira. Foi parceiro de Cartola e Carlos Cachaça. Aluízio Violão foi Presidente da Velha Guarda, onde criou o Grupo Show.
 
 
* Os textos que apresentam e descrevem os homenageados, foram extraídos das placas existem nos camarotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário