quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CARNAVAL DE 1952

Xangô e as pastorinhas

FICHA TÉCNICA DO DESFILE (01)
GRUPO: Grupo I.
LOCAL: Av. Presidente Vargas, Tablado (trecho entre Av. Passos e Av. Rio Branco).
DATA: 24/02/1952 (domingo).
ORDEM DE DESFILE: 15ª Escola a desfilar.
HORÁRIO DE CONCENTRAÇÃO: 00:15.
HORÁRIO DE INÍCIO DO DESFILE: 00:30.
FICHA TÉCNICA DE ENREDO
ENREDO: Gonçalves Dias.
CARNAVALESCOS: Funcionários da Casa da Moeda.
ORDEM DO DESFILE
    1º CARRO – PEDE PASSAGEM: Surgindo das águas do Atlântico, que lhe roubou a vida, no naufrago do Ville de Boulogne, projeta-se a figura de Gonçalves Dias, esculpida em vistoso busto. No mar ambiente, vê-se peixes e destroços da nau sossombrada. Junto ao busto, flutua dois salva-vidas. No fundo sobre uma lira, simbolizando a poesia, destacasse o painel do Pede Passagem. Nos lados do carro os versos que inspiraram o enredo. Comissão de Frente (Ala dos Boêmios), ricamente fantasiada de "Acadêmicos", em homenagem ao patrono da décima quinta cadeira da Academia Brasileira de Letras, montam guarda ao 1º Carro.
    2º CARRO – NOSSO CÉU TEM MAIS ESTRELAS: Repousada nas nuvens que envolvem o globo, destaca-se uma figura de mulher, simbolizando a noite brasileira, sustentando na mão direita o Cruzeiro do Sul. Comissão Feminina, "Estrelas do Nosso Céu". Ostentando sugestivas fantasias, são as guardas  de honra do 2º Carro.
    1º CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA: Ele simbolizando "Gonçalves Dias" e ela a "Síntese da Quadra".
     3º CARRO – NOSSA TERRA TEM MAIS FLORES: Sob um caramanchão de flores vê-se no centro o mapa do Brasil coberto de flores em relevo emoldurado por uma coroa em movimento. Vasos e flores girando completam a decoração, dando testemunho da fertilidade do solo de nossa Pátria. Comissão (Ala dos Lordes) luxuosamente fantasiados de "Poetas", prestando significativa homenagem aos grandes vultos da poesia brasileira, guarnecem o 3º Carro.
    Ala dos Compositores e Bateria, formando o corpo coral, fantasiados com capricho, dão alma ao conjunto, entoando soberbas melodias.
     4º CARRO – NOSSAS FLORES TEM MAIS VIDA: No centro do carro sobressai em escultura a mais viva e bela flor brasileira, a "Vitória Regia" sustentando duas pastoras, representando a "graça" e o "encanto", como corolário dessa maravilhosa concepção. Comissão Feminina "Flores de Nossa Terra", fantasiadas em estilo, montam guarda ao 4º Carro.
     2º CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA: Ele simbolizando o "Poeta" e ela a "Poesia".
    5º CARRO – NOSSA VIDA MAIS AMORES: No centro de um coração sobre um bolo nupcial, um casal de criança, fantasiados de noivos, simboliza o "Amor", puro e grandioso, como síntese da formação da família brasileira. Comissão (Ala da Juventude) fantasiados caprichosamente representando o "Livro", comboiam o 5º Carro.
    Ladeando todo o cortejo surgem dezenas de baianas fantasiadas no estilo, dão a nota alta ao conjunto.
Fantasiado em estilo, surge, todo o cortejo do diretor artístico, dirigindo todo o conjunto, como general da vitória.
FICHA TÉCNICA DO SAMBA-ENREDO
AUTORES DO SAMBA-ENREDO: Padeirinho, Cícero e Pelado.
LETRA DO SAMBA
LOUVORES
E HONRA AO MÉRITO
À MEMÓRIA DE UM POETA
DE SUBLIME INSPIRAÇÃO
SEUS POEMAS SÃO TÃO LINDOS
QUE FAZ VIBRAR OS CORAÇÕES
VAMOS ELEVAR
AOS PÍNCAROS DA GLÓRIA
O NOME DE GONÇALVES DIAS
AUTOR DE INÚMEROS POEMAS
QUE GLORIFICAM
AS NOSSAS POESIAS
NOSSO CÉU
TEM MAIS ESTRELAS
DE BELEZA DESLUMBRANTE
NOSSAS FLORES TEM MAIS VIDA
SÃO MAIS BELAS E MAIS VIBRANTES
NOSSAS FLORES SÃO MAIS LINDAS
PELA PRÓPRIA NATUREZA
VIVAZES E MULTICORES
QUE ELEVAM NOSSAS ALMAS
NOSSAS VIDAS
MAIS AMORES
LÁ, LÁ, LAIA, LAIA…
FICHA TÉCNICA DE BATERIA
DIRETOR GERAL DE BATERIA: Waldemiro Tomé Pimenta, o Mestre Waldomiro.
FICHA TÉCNICA DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA
1º MESTRE-SALA: Hégio Laurindo da Silva, o Delegado.
1ª PORTA-BANDEIRA: Sebastiana Teixeira de Almeida, a Nininha Xoxoba.

 

(01) - As informações que compõem as fichas foram extraídas da referência bibliográfica da Agremiação, com exceção do texto da Ordem do Desfile, que foi extraído do jornal O Dia, do dia 20/02/1952, Coluna Cuícas e Tamborins , p.06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário